sexta-feira, 15 de maio de 2009

Quem sou como professor e aprendiz

PAPEL DO PROFESSOR

Há muito tempo vem se tentando transformar a escola, ou seja, a forma de ensinar e aprender. As novas tecnologias associadas a uma nova metodologia vieram para enriquecer a aquisição de conhecimento. Muito tem-se falado, mas concretamente vem chegando computadores, datashow, teleaulas, DVDs, laptops, wireless, mídias interativas e pouco a pouco abre-se espaço para o professor se familiarizar com elas. Eis o que fazemos aqui.

Dispostos a construir uma cultura tecnológica, uma nova cultura de aprendizagem que fale e se aproxime de nossos alunos que já nascem interagindo com essa diversidade digital, repensando a metodologia de ensino, estamos enfrentando, na verdade, um grande desafio de gerar conhecimento.

Os laboratórios de informática tem o papel de auxiliar na aprendizagem, possibilitando a interdisciplinaridade, uma maior integração entre o corpo docente entre si e o discente. Interagir tecnologia e conteúdo, montando uma rede com os colegas têm por objetivo uma nova forma de produzir conhecimento científico.

O papel do professor é o de ajudar na construção de um olhar mais crítico, possibilitar leituras diversas que conduzam uma informação tão desorganizada e difusa oferecida pela net, para uma leitura significativa, formando um leitor com novas competências cognitivas.

Em suma, o acesso às tecnologias tem como sentido a criação de aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos. Apropriar-se de novas formas de ensinar/aprender e de relacionar-se com o conhecimento é nossa meta.

Um comentário:

  1. Realmente Antonieta, estamos sempre aprendendo e ainda bem que estamos tendo oportunidades,assim como essa, fazendo esses cursos à distância, pena que nem todos pensam como nós e não se interessam em estar aprendendo essas inovações.Um abraço!

    ResponderExcluir