terça-feira, 2 de junho de 2009

Atividade 2.2

NAVEGANDO EM HIPERTEXTO SOBRE HIPERTEXTO

Vivenciar um hipertexto, entrando em contato com as nomenclaturas correntes, mais abrir links, voltar à pagina central, agora na ótica de uma participante do curso 100h, dá um sentimento de internalização do conhecimento, não mais uma informação, mas sim uma transformação de conhecimento explícito em tácito, “aprender fazendo”.

O site proposto não apresentou dificuldade de navegação por ter uma organização simples e clara e por conter informações relacionadas ao hipertexto somente. O mesmo não aconteceu na atividade anterior, onde a navegação propunha sites diversos e temas variados. Num dado momento, havia excesso de informação sem objetivo de pesquisa específico. Talvez, tenhamos tido sentimento semelhante ao dos nossos alunos ao se depararem com tanta informação sem saber qual a aplicabilidade dela. Daí a importância de uma orientação clara para que a pesquisa saia do campo da informação e passe para o campo do conhecimento tácito.

A utilização de um hipertexto faz sentido para esta geração digital que ama Internet e possibilita um trabalho dinâmico na construção do conhecimento. Através do uso da intertextualidade presente no hipertexto, conseguimos uma libertação do determinismo do texto tradicional e ampliamos as margens do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário